A Prefeitura de Santa Rosa da Serra/MG, em parceria com o Consórcio Interfederativo Minas Gerais (CIMINAS), realizou nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2024, uma nova etapa de castração de cães e gatos no município. Durante a ação, foram esterilizados 150 animais, entre machos e fêmeas. O procedimento, que foi oferecido gratuitamente, faz parte de uma iniciativa para o controle populacional desses animais nas áreas urbanas, evitando o abandono e contribuindo para a saúde pública.
Essa campanha já havia sido realizada em anos anteriores, nos períodos de 2021 e 2022, sob a coordenação do setor de vigilância em saúde municipal. Porém, desta vez, a ação teve a parceria do CIMINAS. Além de reduzir o número de animais abandonados, a castração é fundamental para a saúde dos próprios animais, prevenindo doenças graves, como o câncer, especialmente em fêmeas que recebem repetidas doses de anticoncepcionais.
José Humberto Ribeiro (Zé Humberto), prefeito de Santa Rosa da Serra e presidente do Consórcio Interfederativo Minas Gerais (CIMINAS), destacou a importância da iniciativa: "A castração não só traz benefícios para a saúde animal, como também auxilia no controle da população de cães e gatos nas ruas, evitando o abandono e melhorando a qualidade de vida no município. Agradecemos o apoio de todos profissionais envolvidos por tornar essa ação possível", disse o prefeito.
Como presidente do CIMINAS, Zé Humberto também reforçou a importância das parcerias entre os municípios e o consórcio: "É essencial que os prefeitos de todo o estado busquem essa colaboração com o CIMINAS, que oferece o castramóvel e vários outros serviços como solução para melhorar a saúde pública e economizar recursos dos cofres municipais. A união entre os municípios através de consórcios como o nosso permite o desenvolvimento de ações amplas e de grande impacto social".
Também, por meio do CIMINAS, o Município de Araxá/MG realizou em maio deste ano aproximadamente 1 mil castrações.
CIMINAS
O CIMINAS, antigo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Planalto de Araxá (CIMPLA), expandiu sua atuação para todo o estado de Minas Gerais. Com sede em Araxá, o consórcio oferece uma ampla gama de serviços, que vão desde o desenvolvimento de projetos urbanísticos e soluções de geoprocessamento, até a informatização de processos administrativos e a aquisição de equipamentos médicos. O objetivo do CIMINAS é fortalecer a colaboração entre os municípios e impulsionar projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e a modernização da gestão pública.
No decorrer da ação, um suspeito foi preso pelos crimes de receptação e posse ilegal de arma de fogo.
Paciente foi reanimado com uso de desfibrilador e levado com vida para a UPA da cidade.
Durante a abordagem, um dos homens tentou se desfazer da droga, disse a polícia.